André Mendonça é sorteado relator de ação que tenta suspender processo sobre suposto golpe
Defesa de Bolsonaro e outros acusados busca paralisar julgamento marcado para esta semana no STF
- 1 de setembro de 2025
- Em: Política
Explore outras notícias
Confira as últimas notícias publicadas em nosso site.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, foi sorteado nesta segunda-feira (1º) para relatar um pedido liminar que busca suspender a ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. A solicitação foi feita pelas defesas dos réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados. O julgamento do caso está previsto para começar nesta terça-feira (2).
O pedido foi protocolado em habeas corpus e inclui nomes como o do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, conhecido como “Kid Preto”, apontado no chamado “núcleo 3” da investigação, e de Filipe Martins, ex-assessor internacional de Bolsonaro, acusado no “núcleo 2”.
As defesas alegam que houve cerceamento do direito de defesa, ausência de fundamentação adequada em decisões anteriores, demora no julgamento e excesso de prazo nas prisões preventivas.
O sorteio que colocou Mendonça na relatoria ocorreu também em razão de questionamentos levantados contra a imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes, que vinha conduzindo o caso.
A escolha de Mendonça, indicado ao STF pelo próprio Jair Bolsonaro, tem sido interpretada como uma possível oportunidade para os advogados dos réus buscarem uma nova condução do processo.